Evento Nacional - ISSN: 2594-410X

Histórico

 

O histórico do Simpósio em Engenharia de Produção reflete o compromisso contínuo do curso de graduação em Engenharia de Produção e do PPGEP da UFCAT em promover um espaço de excelência para discussões e avanços na área. 

O I SIENPRO, em 2017, inaugurou esse compromisso, com foco na linha de pesquisa do PPGEP "Engenharia e Desenvolvimento de Produtos e Processos". O evento contou com a participação de alunos e profissionais de diferentes localidades e os artigos científicos foram publicados em anais (ISSN 2594-410X). O público médio diário foi de 200 pessoas. Diante dos resultados expressivos da primeira edição, o II SIENPRO foi realizado com temática alinhada às transformações da indústria.

Devido à pandemia de COVID-19, o III (III SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (even3.com.br)) e IV (IV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (even3.com.br)) SIENPRO foram realizados de maneira remota, de forma a manter o ritmo de excelência, proporcionando um ambiente virtual para a continuidade e incentivo à produção científica e discussões sobre temáticas atuais. Apesar dos desafios, essas edições obtiverem bons resultados, com a participação de conferencistas da academia e indústria de distintas regiões do Brasil.

No ano de 2023, o SIENPRO retornou presencialmente. Nessa edição, o evento contou com o apoio da “Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE)”, que publicou uma versão especial para os melhores trabalhos publicados. O site do V SIENPRO pode ser acessado pelo link: V Simpósio de Engenharia de Produção (even3.com.br).

Em 2024, o VI SIENPRO alcançou novos patamares e contou com o apoio da CAPES e FAPEG, além de continuar com a parceria com a BJPE. Nessa edição, o evento teve a participação de pessoas de diferentes regiões do Brasil, além de contar com palestrantes renomados em suas respectivas áreas de atuação. O site do VI SIENPRO pode ser acessado pelo link: VI Simpósio de Engenharia de Produção (even3.com.br).

Destaca-se que todas as edições incentivam a participação de discentes, por meio de parceria com os seus grupos internos como o Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Produção, a Empresa Júnior dos cursos de Engenharia (ENAÇÃO), o Grupo ELAS (que atua na motivação e capacitação das mulheres na engenharia) e Engenheiros do Bem (que desenvolve atividades filantrópicas). Além disso, o SIENPRO tem buscado estreitar a relação com as empresas da região, com a realização do espaço de oportunidades, visitas técnicas e convidando seus profissionais para diferentes atividades do evento.