Weby shortcut
SIENPRO

MINICURSOS

Atualizado em 15/06/18 08:10.

Minicurso 1

Palestrante: Eng. Cristian Machado de Almeida. Formado em Engenharia de Produção. Especialização em Indústria 4.0. Consultor, palestrante e desenvolvedor de novos negócios pela Startup EMBRIA - Empresa Brasileira de Inteligência Artificial.

Título: “IoT nas Indústrias: por que utilizar e o que pode ser feito hoje”

Resumo: Este minicurso irá abordar sobre a aplicação da IoT nas indústrias, suas vantagens no controle da produção, as aplicações existentes hoje no mercado e os desafios das indústrias. No minicurso serão abordados aspectos como o entendimento que a IoT não se constitui apenas na conexão e controle de objetos e "coisas" através da internet. O significado hoje é muito maior, pois a internet tornou-se a principal rede através da qual a inter relação entre o mundo físico e virtual ocorre. No entanto, no mundo virtual as informações de "coisas" podem ser correlacionadas por meio da conexão com pessoas. Tudo isso por meio de diversas tecnologias como computação em nuvem, big data e analytics. A ideia fundamental sobre a IoT é que ela se baseia em sensores que são conectados a coisas e que, através de interfaces eletroeletrônicas de comunicação e controle, possam ser interligados a redes. Neste sentido, a internet é uma delas, onde os dados coletados pelos sensores são tratados e correlacionados a outros dados e informações de um outro objeto IoT ou uma nova base de dados através de aplicativos "apps", e transforma-se em utilidade para o usuário. A IoT também se caracteriza por possibilitar a capacidade de autonomia de inteligência artificial das "coisas".

 

Minicurso 2

Palestrante: Prof. Dr. Dalton Matsuo Tavares (Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão)

Título: “Introdução a sistemas ciber-físicos no contexto da Indústria 4.0”

Resumo: Um dos pilares da indústria 4.0 são os sistemas de automação industrial ciber-físicos, os quais permitem muitas funcionalidades inovadoras, graças a sua interação em rede, levando em conta seu acesso ao mundo virtual. Esse conceito tem sido aplicado em dispositivos modernos como smartphones, carros, dispositivos domésticos, entre outros. Neste contexto, este minicurso tem por objetivo demonstrar como tecnologias existentes e desenvolvidas originalmente para o nicho de tecnologia de consumo estão sendo adaptadas e aplicadas em um modelo de gestão e controle no âmbito da indústria e apresentar quais são os impactos desse novo paradigma.

 

Minicurso 3

Palestrante: Profa. Dra. Stella Jacyszyn Bachega (Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão)

Título: “Simulação no contexto da Indústria 4.0: um novo paradigma”

Resumo: A simulação proporciona a análise do comportamento de um sistema estudado e, mediante isto, pode aprimorar o processo decisório empresarial. Com o avanço tecnológico das últimas décadas e a introdução do conceito de Indústria 4.0, a área de simulação também vem sofrendo modificações para abranger as novas necessidades da indústria, como o uso de dados inseridos em dispositivos de transmissão de informação em tempo (quase) real. A simulação é considerada como uma das tecnologias que estão transformando a produção industrial no contexto da Indústria 4.0. Dentre as demais tecnologias estão a realidade aumentada, sistemas de integração horizontal e vertical, robôs autônomos, Internet das Coisas (IoT) na indústria, Big Data e seu uso analítico e inteligente etc. O objetivo deste minicurso é apresentar a influência da Indústria 4.0 no desenvolvimento de um novo paradigma de modelagem e simulação.

 

Minicurso 4

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Bueno (Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão)

Título: “Indústrias criativas: uma nova revolução ou uma inovação no mercado?”

Resumo: Indústrias criativas referem-se a uma série de atividades econômicas ligadas à geração ou exploração do conhecimento e da informação. São “aquelas que têm origem na criatividade, capacidade e talento individuais, e que potenciam a criação de riqueza e de empregos através da produção e exploração da propriedade intelectual” (Creative Industries Mapping Document, 1998). O objetivo deste minicurso é apresentar o conceito de indústrias criativas e como o Brasil está se destacando nesse segmento importante de mercado.

Listar Todas Voltar